Marajoaras na 2 Guerra Mundial. 2ª Parte
Diploma de Medalha de Campanha de Raimundo Brabo
Placas de identificação de João Pena Souza
Solenidade em Macapá em homenagem aso ex-combatentes da FEB, na foto oficial do exército e Raimundo Brabo.
Aqui em São Sebastião da Boa Vista , no Marajó , a história é passada oralmente de pai para filho , não havendo praticamente nada escrito!
Muitas pessoas comentavam sobre a participação de alguns boavistenses na 2ª guerra , mas a maioria acreditava , ou seja , era tido como "verdade" , que ao chegarem ao Rio de Janeiro a guerra havia acabado e nenhum deles tinha ido para a Europa.
Ao pesquisarmos sobre o assunto , encontramos um dos filhos do sr. Raimundo Brabo que nos informou sobre a participação de seu pai na guerra. Ao perguntarmos sobre o que seu pai , que havia falecido há três anos em Macapá , lhe falava sobre o assunto , nos disse que o mesmo não gostava de falar sobre a guerra , mas que guardava com muito carinho uma foto que havia tirado na mesma! Nessa foto , meio apagada devido ao tempo , ele está sentado em frente ao que acreditamos ser uma casamata de concreto. O mais interessante porém estava por vir quando nos mostrou um papel plastificado , que reproduzimos acima , que era um diploma dado por ordem de Getúlio Vargas aos expedicionários. Nesse diploma é comprovado por escrito a participação do soldado Raimundo Brabo em combates na Itália. Agora sim,a verdadeira história está sendo escrita.
Comentários
Postar um comentário